Administração Nacional das Pescas
  • Início
  • Eventos
  • Sensibilização para a Campanha Nacional do Licenciamento da Pesca Artesanal
Eventos Notícias

Sensibilização para a Campanha Nacional do Licenciamento da Pesca Artesanal

Os dados do último Censo da Pesca Artesanal, estimam que existam cerca de 52.778 artes de pesca, das quais em 2019 foram licenciadas apenas 36%, ao mesmo tempo que se observam no terreno níveis preocupantes de uso de artes nocivas, sendo a chicocota e redes mosquiteiras as que mais proliferam nos últimos anos apesar do esforço visível para o seu desencorajamento.

O Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, especificamente a ADNAP IP, elaborou uma Estratégia Nacional de Licenciamento da Pesca artesanal, com a finalidade de melhorar a gestão das pescarias desse subsector, através de medidas de inclusão dos próprios pescadores com recurso á tecnologia móvel[1] (smartphones), formalizando-os, i.e., recolhendo os dados pessoais, artes de pesca e embarcações, culminando com o fornecimento de cartões biométricos.

É neste contexto, que uma equipa mista do Sector, deslocou-se entre os dias 08 á 10 de Julho do ano em curso á Província de Maputo, Centro de Pesca de Marracuene (Macaneta) e Muntanhana respectivamente, com a vista a sensibilizar os pescadores artesanais a aderir a campanha nacional do licenciamento previsto o lançamento para o dia 30 de Julho corrente.


[1] Tecnologia móvel é aquela que usa dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks, etc.) para uma determinada finalidade.

Artigos relacionados

Administração Nacional da Pesca, IP, estabeleceu um Encontro com a Imprensa Nacional de Moçambique INM) Focado em Fortalecer Cooperação entre as duas instituições.

Julio Mauro Langa

Comemorações de 21 de Novembro: Dia Mundial da Pesca

Julio Mauro Langa

ADNAP, IP, PARTICIPA DA 56ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE MAPUTO – FACIM

Julio Mauro Langa