No passado dia 01 de Abril do ano em curso, pelas 09 horas, no museu de Pescas, Sexa a Ministra, Augusta Maita, dirigiu a cerimónia oficial de abertura da campanha de pesca nas pescarias de camarão de superfície e caranguejo de mangal.
A cerimónia, contou com a participação Armadores de Pesca Industrial, Semi-Industrial, assim como os representantes da pesca artesanal. Conforme as imagens, a participação foi limitada, observando as medidas emanadas no decreto presidencial sob o Estado de Emergência face a pandemia do Covid-19.
Na ocasião, sua Excia a Ministra do MIMAIP esclareceu aos presentes o significado da medida de veda, tendo dito que é uma medida de gestão necessária para garantir a continuidade da actividade de pesca no país, hoje, amanhã e sempre. A mesma assume uma grande importância no âmbito da gestão das pescarias, do ponto de vista biológico e de rentabilidade económica do pesqueiro.
Ainda neste quadro, referiu que os resultados para a época de veda que finda, resumiu-se no seguinte:
- Apreensão de 11.142.7 kgs de camarão;
- 3.576.63 kgs de caranguejo; e
- 42.692.82 kgs de peixe diverso.
Referiu-se ainda, que as perspectivas para a nova época pesqueira são animadoras quanto ao aumento da produção, se considerarmos os seguintes números previstos para o ano de 2020: 461.199 toneladas, contra 420.000 do ano passado, com a pesca artesanal a contribuir com o maior quinhão.
Sua Excia a Ministra do MIMAIP chamou atenção, aos pescadores artesanais, para a necessidade do seu licenciamento, como forma de melhorar a gestão das pescarias. Todavia, referiu que o mundo está a viver um ano verdadeiramente atípico, em face do Covid-19, com muitos países, incluindo nossos vizinhos, a enveredarem por medidas drásticas para evitar a propagação desta doença, como por exemplo o lockdown, não nos restará outra alternativa que não seja o aumento da produção interna.
Lembrou o momento particularmente difícil que hoje vivemos face à crescente propagação do Covid-19. Para tanto, a par do cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção que diariamente são emanadas pelo Governo, no nosso Sector, em particular, devemos observar as questões relativas à desinfecção das embarcações, das unidades produtivas e dos meios de transporte do pescado, à interdição de aglomerações nos portos de pesca e nos CCP, entre outras formas que possam concorrer para a não infecção pelo Covid-19.
Para o caso específico da indústria, referiu que devemos ser rigorosos na quantidade de trabalhadores que embarcam, reduzindo o número de pescadores no mesmo barco e, se possível, criando condições para um eventual confinamento, tendo em conta que passam muito tempo no mar.
Concluindo, sua Excia a Ministra do MIMAIP declarou aberta a Campanha de Pesca de 2020, na certeza de um ano de grande produção e de abundância, mas também certa de que, unidos e cumprindo as medidas de prevenção, venceremos este inimigo comum que é o Coronavírus.