O Dia Mundial da Pesca celebra-se anualmente a 21 de Novembro com vista a exaltar a importância do exercício da actividade piscatória para o Sector, a economia e ao mesmo tempo discutir as problemáticas e as adversidades enfrentadas pelos operadores de Pesca.
Neste ano, a efeméride foi realizada na Escola de Pesca, na Província da Matola, pelas 9 horas, sendo dirigida por Sexcia a Ministra, Augusta de Fátima Charifo Maita. A cerimónia, para além dos quadros do Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas, contou com a presença dos Órgãos de representação do Estado na Província, incluindo o Município da Matola.
Dentre as actividades que marcaram o dia, inclui-se lançamento da coroa de flores no mar, em memória dos pescadores que tombaram, restauro do mangal, premiação dos melhores Conselhos Comunitários de Pesca e Grupo de Poupança de Crédito Rotativo.
As cerimónias decorreram num ambiente rigoroso, observando as medidas de prevenção contra a Covid 19, e sob o lema: “Incrementar a produção, promovendo a resiliência costeira e pesqueira”.