Os nossos mares e oceanos constituem uma enorme base de geração de diferentes fontes de energia. Alguns países desenvolvidos sobretudo na Europa e América, estão a desenvolver tecnologias no domínio da energia dos oceanos para explorar o potencial das marés e das ondas, as diferenças de temperatura e da salinidade, e da biomassa marinha.
O desenvolvimento deste sector emergente pode contribuir para a realização das metas dos ODS-2030 em matéria de energias renováveis, de redução dos gases com efeito de estufa e, simultaneamente, impulsionar o crescimento económico através do suporte a indústrias que criam novos postos de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
A sessão composta por 3 temas onde os oradores irão transmitir experiências sobre o aproveitamento do potencial energético dos oceanos, circunstâncias por trás das diferentes escolhas e opções, as perspectivas para países em desenvolvimento principalmente em relação a dicotomia entre energia não renovável e renovável, e construir uma visão comum sobre mineração de profundidade como oportunidade adicional de geração de valor a partir da exploração do potencial dos oceanos.